E-mail Marketing

21 modelos de e-mail (que geram resultados) para você começar a utilizar na prática

A estratégia de e-mail marketing ainda é muito utilizada no meio do marketing digital, apesar do surgimento de diversas outras mídias sociais.

O e-mail marketing não é utilizado apenas para vender produtos, mas também é muito útil para criar um relacionamento entre a empresa e os seus clientes.

Através de diferentes modelos de e-mail marketing essa relação surge, é nutrida e pode futuramente se transformar em uma venda ou até na fidelização de clientes.

Porém, na hora de montar um modelo de e-mail marketing que seja útil e capaz de atrair e converter leads é preciso pensar além do produto que você está vendendo.

É preciso pensar em como será conteúdo que você vai produzir: quem é sua empresa, qual é o seu público alvo e do que eles gostam.

E para te ajudar nisso listamos vários exemplos de como criar uma relação com o seu possível cliente e fazer com que ele se interessem em sua marca.

1) Campanha de Boas Vindas

Os e-mails de boas vindas são a sua primeira interação com o lead depois dele se cadastrar no seu site, então mostre que você se importa. Eles são uma ótima forma de iniciar uma boa relação com seus leads.

Os e-mails de boas vindas possuem a maior taxa de abertura e clicks. Então seja descontraído e divertido. É o momento de mostrar quem é a sua empresa.


Confira abaixo os modelos de e-mail:

Pinterest

A campanha de boas vindas do pinterest além de agradecer aos usuários por se cadastrarem, também explica as principais utilidade do site.

Com curtas frases seguidos de calls to action o e-mail fala sobre: o que é um pin; como salvar os pins que você gosta; como criar um quadro dentro do pinterest e como encontrar seus amigos.

É um e-mail de boas vindas didático e muito útil, além disso no final do e-mail o pinterest já aproveita para falar de outras duas coisas que ele pode te oferecer: o aplicativo e o botão “pin it”. As duas funcionalidades vêm seguidas de um call to action com o botão para fazer o download.

Modelo de E-mail Boas Vindas Pinterest

1Password

1Password é uma ferramenta usada para salvar todas as suas senhas em um só lugar.

O e-mail de boas vindas do 1password é curto e direto ao ponto, porém não por isso ele deixa de ser acolhedor e divertido. Em um e-mail curto a empresa consegue mostrar bastante personalidade.

Isso acontece através do uso da frase “Tire os sapatos e fique um pouco” junto com a ilustração.

Além disso o e-mail também é informativo, sendo que no final ele fala sobre uma das funcionalidades da ferramenta.

Modelo de E-mail Boas Vindas 1Password

Headspace

O Headspace é um aplicativo de meditação guiada. O e-mail de boas vindas traz estampado em si o estilo e personalidade da marca.

Assim como o aplicativo o e-mail é composto por desenhos. O texto do e-mail está dividido em blocos no máximo cinco linhas com uma mensagem bem clara.

O e-mail começa dando boas vindas e um call to action para começar a meditação, depois ele segue para explicar que esse teste dura apenas dez dias e fala brevemente sobre as vantagens do aplicativo pago.

Modelo de E-mail Boas Vindas Headspace

Airbnb

Airbnb é um aplicativo para alugar casas e apartamentos. O e-mail de boas vindas é curto e útil.

Além de acolher o novo membro do airbnb ele indica quais são os próximos passos. O texto é curto e há ilustrações fazendo de uma leitura didática e fácil.

Modelo de E-mail Boas Vindas Airbnb

Lyft

Lyft é um empresa de rede de transporte como uber e outras empresas que realizam esse serviço.

O e-mail de boas vindas da lyft é ótimo por ser simples, ele é animado, tem cores vibrantes mas não te passa informação demais. Apenas agradece por o ter a bordo e lhe dá boas vindas.

Além disso, o e-mail tem um call to action para começar a usar o aplicativo que está bem localizado no centro e com uma cor contrastante.

Modelo de E-mail Boas Vindas Lyft

Allbirds

O e-mail de boas vindas da marca Allbirds é de fácil leitura, ele traz um curto parágrafo falando sobre a missão da marca: “fazer as coisas de um jeito melhor” com a consciência pelo planeta em que vivemos.

E um trecho de duas linhas falando sobre os materiais que eles usam em seus produtos.

É um e-mail curto mais que consegue transmitir a personalidade da marca e no final o modelo de e-mail tem um call to action caso você queira saber mais.

Modelo de E-mail Boas Vindas Allbirds

2) Campanha de Newsletter

Os e-mails de newsletter são o equivalente a boletins informativos da sua empresa, é através desses e-mails que você vai manter seus leads atualizados no que está acontecendo no seu blog.

Além disso, o newsletter também possui a característica de ser previsível, no sentido de que ele sempre é entregue no mesmo dia e no mesmo horário.

Diferente dos e-mails promocionais, o newsletter já é esperado pelo seus leads, isso permite que você crie uma relação cada vez melhor com eles.

Entregue conteúdo bom e de forma inovadora, e seus leads vão passar a esperar ansiosamente seu newsletter.

Confira abaixo os modelos de e-mail:

Trello

A newsletter enviada pelo Trello trata de assuntos sérios porém de uma forma leve e muito didática.

Além disso, a empresa utiliza calls to action a cada tópico, todos esses aspectos criam um e-mail altamente interativo e fácil de ler.

Modelo de E-mail Newsletter Trello

Perestroika

A empresa Perestroika é uma escola de cursos criativos que oferece cursos no módulo presencial e online.

A newsletter da Perestroika se chama “O SPAM”, e é enviado toda quinta-feira.

O layout dos e-mails são criativos o que reforça o conteúdo e formato da newsletter. Perfeito para uma escola de cursos criativos.

A personalidade da empresa vem estampada no e-mail, “O SPAM” já se apresenta para o leitor como um informativo despretensioso, direto ao ponto. Isso torna mais fácil a relação com os assinantes da newsletter.

Modelo de E-mail Newsletter Perestroika
Modelo de E-mail Newsletter Perestroika

Poncho

Poncho é um aplicativo de previsão do tempo. A empresa enquadra a sua personalidade como seu diferencial, pois ver a previsão do tempo é algo tão comum e automático que se tornou monótono.

Ninguém fica ansioso para ver um aplicativo de previsão do tempo. A empresa Poncho deu vida e diversão à previsão do tempo, algo que é muito bem ilustrado na sua newsletter.

Além de um conteúdo divertido e interativo, o e-mail possui um layout colorido e de fácil assimilação.

Modelo de E-mail Newsletter Poncho

Ben & Jerry’s

Ben & Jerry’s é uma marca de sorvete. Na sua newsletter eles dão dicas sobre milkshakes e como não deixar seu sorvete congelar quando ficar no freezer.

Além disso também falam de curiosidades sobre a marca e o que está acontecendo no país (no caso, nos Estados Unidos).

Também existe um call to action para quem desejar continuar lendo as matérias no site.

Modelo de E-mail Newsletter Ben & Jerry's

a_nexo

A a_nexo é a newsletter do Nexo Jornal. O e-mail trás o resumo das notícias recentes para que você possa se atualizar.

O e-mail é sério e sem ilustrações o que reflete o tema. Os tópicos não são muito longos o que torna mais fluida a leitura.

Modelo de E-mail Newsletter Nexo

3) Campanha de Re-engajamento

Campanhas de re-engajamento são importantes para tentar reconquistar os leads que não estão mais abrindo ou interagindo com seus e-mails.

A partir das campanhas de re-engajamento você vai perceber quais leads ainda estão interessados na sua marca e quais devem ser tirados da sua lista de e-mail.

Isso é um ótimo jeito de continuar conectado com o seu público e mostrar que você se importa. Além disso, aproveitar para limpar a sua lista de contatos dos leads que não estão mais interessados.


MConfira abaixo os modelos de e-mail:

HireVue

A empresa HireVue programou um e-mail para cancelar a inscrição, que é enviado quando algum de seus leads fica muito tempo sem abrir seus e-mails.

Por mais que o assunto seja sério, o e-mail é divertido e descontraído. O assunto é abordado como se fosse um interesse romântico e a HireVue não quer parecer estar desesperada.

Então eles vão parar de enviar e-mails para esse contato, caso ele queira continuar recebendo esses e-mails ele deve clicar no botão “não me deixe”.

Modelo de E-mail Re-engajamento HireVue

DuoLingo

A campanha de re-engajamento do duolingo usa o avatar do aplicativo, o e-mail é simples com poucas coisas escritas. É apenas uma mensagem de “sentimos sua falta”.

Mas ainda assim eles ainda aproveitam para perguntar se o lead ainda quer aprender uma outra língua. Oferecendo uma aula de cinco minutos com um call to action.

Modelo de E-mail Re-engajamento Duolingo

Urban Outfitters

Esse e-mail de urban outfitters deixa o lead escolher entre continuar ou não na sua lista de e-mail. A marca faz isso de forma leve e engraçada, com um e-mail que tem um layout de mensagem de texto.

Além disso o destinatário aparece como BFF (melhor amigo) e o assunto é abordado como um término de relacionamento.

Modelo de E-mail Re-engajamento Urban Outfitters

Starbucks

Esse e-mail da starbucks é simples e divertido. Eles pedem ao lead que atualize suas informações no site porque eles iam odiar perder seu aniversário.

Isso é uma ótima tática porque mostra para o lead que a empresa se importa. Além disso, eles oferecem uma sobremesa ou café de graça no mês do aniversário do lead.

Modelo de E-mail Re-engajamento Starbucks

American Eagle Outfitters

O e-mail de american eagle outfitters usa uma outra abordagem para tentar re-engajar com seus leads.

Ao invés de perguntar se o lead deseja continuar recebendo e-mails ou não, ele fala sobre as novidades da marca. Além disso, convida o lead para dar uma olhada no site com um call to action.

Modelo de E-mail Re-engajamento AE

4) Campanha de Feedback

Feedback é algo muito útil quando você precisa saber mais sobre o seu público. Isso vai te ajudar na hora de atrair e converter leads.

Além disso, é uma ótima forma de saber se suas estratégias estão funcionando ou se você precisa fazer uma correção de curso.

Confira abaixo os modelos de e-mail:

Kate Spade New York

Questionários e feedbacks são essenciais para saber se você está indo no caminho certo. Porém, muitas pessoas não gostam de responder questionários.

A marca Kate Spade New York utiliza um sistema de recompensa, oferecendo desconto para os participantes.

Modelo de E-mail Feedback Kate Spade

Artifact Uprising

O e-mail da marca artifact uprising possui um layout bonito e chamativo.

Além disso, também oferece uma recompensa de dez dólares em compras para todos que fizerem a pesquisa.

Modelo de E-mail Feedback Artifact Uprising

Headspace

O e-mail da Headspace é divertido e com as ilustrações que são símbolos da sua marca. Além disso ele já vai direto ao ponto com a frase “Sim, isso é uma pesquisa. Mas não é tediosa.”.

O e-mail tira proveito do fato que a maioria das pessoas acham chato o processo de responder uma pesquisa. Assim, ele utiliza isso a seu favor de uma forma engraçada.

Modelo de E-mail Feedback Headspace

Dollar Shave Club

Essa pesquisa do Dollar Shave Club é simples, rápida e direto ao ponto. Toda a informação já está contida no e-mail e você só precisa responder a uma pergunta.

Modelo de E-mail Feedback Dollar Shave Club

Lyft

O e-mail da lyft é curto e possui apenas as informações pertinentes à pesquisa. A pergunta já está contida no e-mail e você responder a pesquisa com um simples clique.

Além do layout simples o e-mail também utiliza uma imagem para reforçar a mensagem.

Modelo de E-mail Feedback Lyft

Então na hora de montar um e-mail marketing não esqueça de:

  • Pensar num bom design: isso faz uma grande diferença para quem está recebendo esse e-mail. Faça com que seja uma experiência agradável para quem está lendo.
  • Mostrar personalidade: o e-mail tem que estar mostrando quem é a empresa e que ela representa. Você pode ser divertido e criativo, desde isso concorde com a identidade da sua marca.
  • Crie títulos criativos: é importante ter bons títulos para chamar a atenção dos seus leads e fazer com que eles cliquem no seu e-mail.