Automação de Marketing CRM e Vendas

Automação de Markerting e CRM: as funções que automatizam suas vendas e aumentam a produtividade

template-imagem-blog

Muitas pessoas ainda acreditam que a automação de marketing trata-se apenas de um e-mail marketing disparado individualmente através de uma regra específica. Se você pensa assim, desconstrua esse pensamento agora mesmo! 😉

A automação de marketing vai muito além disso. Ficou interessado? Vamos lá…

Primeiramente, saiba que nem sempre quem entra em contato com você está pronto para comprar. Isso é a base do conceito.

Então, com a automação de marketing, os seus leads são encaminhados da jornada de compra até o momento em que estão realmente prontos para uma abordagem comercial – pois marketing e vendas andam de mãos dadas, e se dentro da sua empresa isso ainda não acontece, é hora de rever alguns pontos (e migrar logo para o Bulldesk, né?!).

Tenha em mente que atrair leads, qualificá-los e registrar todas as atividades de venda são atividades intimamente relacionadas e podem ser otimizadas através da automação de marketing.

Aí sim, as etapas da jornada do consumidor são aceleradas e os seus leads são qualificados automaticamente.

Cada dia mais e mais empresas apostam no uso de plataformas para ajudar na tomada de decisões mais inteligentes, otimizar o uso do orçamento e melhorar a eficiência das atividades diárias do marketing e vendas.

E o melhor: ao automatizar rotinas da sua equipe ela irá investir tempono que realmente interessa. Como criar conexões, construir relacionamentos e fechar mais negócios. 😉

Os benefícios da automação de marketing

Eles são extensos, pode acreditar! Todos estão relacionados a uma maior gestão de relacionamento com o cliente, o que pode aumentar as vendas e deixar o consumidor mais satisfeito de maneira geral. Mas aqui, separamos quatro exemplos para você conferir:

Melhor preparo da equipe de vendas: eficácia na comunicação com clientes

Tudo será automatizado. Sendo assim, sua equipe poderá focar apenas na estratégia e nos caminhos que o lead vai percorrer.

Ponto positivo: ter uma equipe composta por várias pessoas não será mais necessário. Deixe tudo – ou quase tudo – para o CRM, resultando em mais agilidade no processo de vendas.

Geração de demanda e nutrição de leads

O ganho de escala é outro grande benefício. A automação de marketing funciona como uma “máquina” de aquisição e nutrição de leads e, desta forma, é certo um crescimento para o seu negócio.

Você vai gerar uma maior quantidade de leads com uma melhor qualidade. Eles serão gerados e nutridos de forma única e personalizada. Assim, conforme foram amadurecendo, são vistos como potenciais clientes para uma futura compra.

Fortalecimento do relacionamento pós-vendas

Fique tranquilo: a automação de marketing ajuda muito no pós-venda também. Sua empresa terá contato com o cliente mesmo depois de fechar um negócio, fidelizando sua marca.

O que isso quer dizer? Além da satisfação do produto, você conquista a confiança dos seus clientes, abrindo o caminho para indicações e, consequentemente, novos clientes.

Encoraja colaboração

Marketing e vendas devem trabalhar em conjunto, compartilhando responsabilidades e resultados ao mesmo tempo. O sucesso depende do trabalho em equipe. A integração entre uma automação de marketing e um CRM é um meio tecnológico de encorajar a integração e cooperação entre as duas áreas.

Os três passos da Automação de Marketing no Bulldesk

Criar suas regras

Para que uma campanha seja executada de maneira automática é preciso criar uma regra de ativação. O Bulldesk permite que sejam regras múltiplas ou únicas, sendo obrigatórias ou não.

Ou seja, uma automação só é ativada quando ela cumpre uma ou mais regras. Você pode definir que a campanha se inicia à partir do preenchimento de um ou mais formulários, uma conversão via API ou de uma lista de segmentação dinâmica.

Adicionar ações ou decisões

Enviar e-mail, adicionar tag ou pontuação, adicionar ou alterar estágio no pipeline, são apenas algumas das ações que o Bulldesk oferece para automatizar diversos processos manuais.

Quando a campanha é ativada, uma sequência de ações acontece.

O Bulldesk fornece diversas ações para as suas campanhas, entre elas: enviar e-mail, adicionar ou remover pontuação, marcar como oportunidade, aplicar outra campanha, remover de uma ou mais campanhas, criar ou atualizar negócio, adicionar ou remover tag e muito mais.

Também é possível definir decisões para suas ações. O lead abriu seu e-mail? Adicione 10 pontos no lead scoring. Ele clicou em algum link do e-mail? Marque-o como oportunidade ou altere seu estágio no pipeline de vendas.

Para você entender de uma forma resumida, no Bulldesk, o processo é basicamente assim:

  • Os visitantes do seu site viram novos leads dentro do Bulldesk;
  • O Bulldesk identifica quais leads possuem potencial de compra;
  • Você registra as atividades e tem uma visão geral de todos os seus negócios.

Quando você faz a escolha certa, um CRM com automação de marketing pode fazer maravilhas por você e por sua empresa. Saca só:

Definir o intervalo entre as ações

Em seu fluxo de ações você pode definir o intervalo entre cada ação. Se a primeira ação é enviar um e-mail imediatamente, você pode definir para enviar o outro e-mail após 8 dias, por exemplo.

Criar negócios diretamente de uma campanha

Em qualquer ponto de uma campanha de automação você pode definir que um negócio seja criado ou atualizado com determinado lead. Acompanhe a evolução de seu cliente no pipeline de vendas automaticamente e entre em contato no momento certo.

Definir prioridades para suas campanhas

Mova seu lead para campanhas prioritárias automaticamente. Caso prefira, é possível também adicionar ou remover o lead de uma campanha utilizando o fluxo de ações.

Dessa forma, quando ele completa uma campanha de topo de funil, por exemplo, pode ser encaminhado diretamente para uma de meio de funil.

Ter uma visão geral da sua campanha

Em apenas uma tela você visualiza de maneira dinâmica e intuitiva todo o seu fluxo e as etapas que irão acontecer e em que momento.

Monitorar os resultados

Dentro de cada campanha você tem acesso a informações gerais como lead ativos, total de envios de e-mails, taxa de abertura, cliques e muito mais.

Quer saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre Automação de Marketing e CRM? Clica aqui! 😉

CRM com Automação de Marekting