Funil de Vendas

Como abordar um cliente pela primeira vez e ganhar sua atenção e simpatia

Como abordar seu cliente pela primeira vez

Conquistar novos clientes não é uma tarefa nada fácil, sabemos disso. Essa conquista envolve diversas variáveis e estratégias. Entretanto, uma coisa é certa: um bom primeiro contato com o cliente é fundamental.

Saber como se aproximar e realizar uma abordagem inicial efetiva e inteligente, pode representar não só a conquista de um cliente, mas também a sua fidelização. Pois como o próprio ditado já diz: “a primeira impressão é a que fica”.

Tem dúvidas sobre como abordar um cliente pela primeira vez? Então tenha em mente a jornada de compra do seu cliente e confira as super dicas do Bulldesk e conquiste novos clientes para o seu negócio logo no primeiro contato!

Dica número 1: Esteja bem preparado!

Por mais óbvia que seja essa dica, acredite, muitas pessoas e empresas não estão de fato bem preparadas para conquistar um cliente logo na primeira abordagem.

Além disso, existem diversas formas de estar bem preparado. A seguir, vamos explorar alguns fatores que influenciam na preparação de empresas, equipes e pessoas para fazer uma primeira abordagem mais eficiente.

Estar bem preparado é ter autoconhecimento.

Com toda a certeza, saber reconhecer virtudes e limitações do seu próprio negócio é essencial. Em primeiro lugar, levantar pontos positivos e saber o que você tem de melhor aumenta o poder de argumentação e convencimento e, principalmente, te deixa preparado para exaltar as qualidades dos produtos ou serviços que você tem a oferecer.

Além disso, reconhecer as limitações significa identificar problemas operacionais dos diversos setores que compõem o seu negócio, a fim de propor melhorias mais consistentes. Sendo assim, no caso da abordagem de clientes, o autoconhecimento contribui para superar questões relacionadas a insegurança de se aproximar de um cliente ou o medo de receber um “não” antes mesmo de apresentar o que você quer vender.

Estar bem preparado é manter-se atualizado.

Em segundo lugar, é essencial conhecer o mercado de forma mais abrangente. Isto é, pesquisando os diferentes aspectos dos segmentos e setores em que você está inserido. Informar-se das mudanças e novidades do mercado é fundamental para se manter atualizado – não somente para propor novas soluções para o seu negócio, mas também para entender as tendências e práticas de marketing e das abordagens de clientes.

Estar bem preparado é conhecer profundamente o que você tem a oferecer.

Em terceiro lugar, se aproximar de um novo cliente e oferecer um produto ou serviço se assemelha muito a fazer um discurso ou dar uma palestra. Se você domina o assunto, mesmo que não tenha tanta habilidade de falar em público, certamente se sentirá mais bem preparado, de modo a  aumentar as chances de transmitir a sua ideia e despertar o interesse do público.

Portanto, conhecer o máximo sobre as características do seu produto é fundamental na aquisição de maior confiança ao falar sobre o que você quer vender. Ou seja: contribui para a superação do medo de abordar um novo consumidor e aumenta as chances de convencê-lo.

Além disso, ao falar do seu produto ou serviço com maior propriedade, você consegue prender a atenção e despertar o interesse do cliente. Assim, você abre caminho para que ele escute tudo que você tem a falar. Esse é o ponto de partida a ser atingido no primeiro contato com um cliente.

E para que isso seja feito com maior sucesso, além de estar bem preparado, você deve conferir a dica número 2.

Dica 2: conheça o cliente!

Dica 2: Conheça o cliente!

Conhecer o cliente é uma das principais estratégias para ser ter sucesso na primeira abordagem. Em suma, é fundamental conhecer o cliente, mesmo que seja o mínimo necessário.

Quanto mais informações você tiver de um cliente, mais fácil será descobrir as necessidades e desejos desse futuro comprador, com o intuito de conseguir estabelecer uma conversa.

Portanto, lembre-se: em um primeiro momento, o principal objetivo para conquistar um novo cliente é conseguir chamar a sua atenção e despertar o seu interesse. Dessa forma, não basta apenas conhecer muito bem o seu produto ou serviço; é preciso que você saiba o que o cliente procura.

Saber o que o cliente quer ouvir é praticamente vencer a maratona. Por mais incrível que seja seu produto ou serviço, e que você saiba falar sobre eles, de nada vai adiantar se você não souber – ou provocar – o que o cliente necessita.

Por que conhecer o cliente?

Demonstrar conhecimento sobre o consumidor em uma abordagem inicial pode fazer toda a diferença para conquistá-lo. Afinal, a partir desse conhecimento, você consegue demonstrar preocupação com o cliente e a importância dele para o seu negócio. Dessa forma, o consumidor se sente mais valorizado e interessado no que você tem a dizer.

Nesse sentido, uma pesquisa sobre seus futuros clientes contribui para a definição de um público-alvo e faz com que você possa direcionar as suas estratégias.

Uma vez que você consegue focar em um determinado público,sua abordagem inicial acaba sendo mais direta e eficiente, economizando tempo e recursos nessa empreitada.

Como se comunicar bem na abordagem inicial?

Esse é um passo importante para definir como será feita essa abordagem – como por exemplo, a utilização de uma linguagem adequada ou definição do local e meio ideal para abordagem.

Sendo assim, procure informações sobre o perfil dos clientes: preferências, locais de compra, seus desejos e necessidades. Afinal, essa entidade divina chamada “cliente” é provida de razões e vontades próprias. Conhecer o cliente é acima de tudo saber respeitá-lo para conseguir o seu respeito e confiança dele.

Em suma, possuir informações antecipadas do cliente faz com que você saiba lidar melhor com ele. Apesar de os clientes costumeiramente serem divididos em determinado público alvo, é importante ter a clareza que um cliente é único e deve ser tratado de tal forma.

Dessa maneira, já conseguimos provar o quanto é importante conhecer o cliente, não? Então, vamos para a dica número 3, pois falta pouco para você virar um expert em abordar seu cliente pela primeira vez!

Dica 3: Antigas técnicas, novas abordagens e a técnica A.I.D.A

Entre as inúmeras técnicas desenvolvidas para auxiliar nos processos de vendas, a técnica A.I.D.A é apontada por muitos especialistas como uma das mais eficientes para abordar o cliente pela primeira vez.

Em resumo, essa técnica deriva do nome das iniciais das palavras Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ela foi desenvolvida pelo advogado e publicitário Elias St. Elmo Lewis no ano de 1898.

Apesar de antiga, a técnica A.I.D.A ganhou novas aplicações desde a sua formulação. De tal forma que hoje em dia se mostra muito atual, podendo ser utilizada em diversos contextos empresariais, inclusive na abordagem de novos clientes.

Mas afinal, Bulldesk, que é isso A.I.D.A? Calma lá, o Bulldesk não vai ficar pra trás e vai explicar como colocar essa técnica em prática. Obrigada, de nada.

A atenção

O primeiro passo da técnica é definido pela palavra atenção. Desse modo, você deve promover ações e estratégias para chamar a atenção do novo cliente. Atualmente, somos bombardeados de informações que provocam diversas distrações, portanto chamar a atenção do cliente não é algo tão fácil. A palavra-chave aqui é criatividade. Procure utilizar palavras ou imagens específicas para o seu público alvo, tentando não fazer mais do mesmo.

O interesse

O segundo passo é definido pela palavra interesse. Esse passo é considerado por muitos o mais difícil e determinante para a aplicação da técnica A.I.D.A. Mas como vimos nas dicas anteriores, esse processo é facilitado quando você está bem preparado e consegue mostrar o diferencial que você tem a oferecer – isto é, conhecendo o seu produto, o mercado em que está inserido e seu cliente ou público-alvo.

O desejo

A palavra que representa o terceiro passo é desejo. Após conseguir a atenção e o interesse do cliente, o chamado “quebrar o gelo”, é hora de despertar o desejo no consumidor e convencê-lo que você tem o que ele busca e precisa. É nessa fase que você deve demonstrar todo o conhecimento do seu produto ou serviço, e apontar todas as suas qualidades e pontos positivos.

A ação

A última, mas não menos importante fase da técnica A.I.D.A, é representada pela ação. Esse passo é a confirmação de todos os passos anteriores, visto que todo o trabalho de conquista do cliente já foi realizado. Ou seja, aqui você deve efetivamente realizar a venda: incentive o cliente da oportunidade que ele está conquistando; deixe o consumidor tranquilo e facilite o processo de compra, com informações claras sobre o pagamento. Esta fase exige o menor grau de interferência dos vendedores.

Podemos observar, que a técnica A.I.D.A pode ser perfeitamente aplicada na abordagem de clientes pela primeira vez, sobretudo quando as duas primeiras dicas são colocadas em prática.

Gostou das nossas dicas de como abordar um cliente pela primeira vez e ganhar sua atenção e simpatia? Se quiser saber como treinar, reter e fidelizar seus clientes depois de um contato inicial certeiro, você pode conferir este nosso post aqui.

TESTE O BULLDESK 7 DIAS GRÁTIS