CRM e Vendas

A diferença de uma equipe de vendas de alta performance e uma equipe que apenas “vende”

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A experiência de vendas é um dos principais fatores nas decisões de compra do cliente.

E aí eu te pergunto: quem vai estar com essa bomba na mão?

Sua equipe de vendas. ~obviamente~

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Bom, não existe uma fórmula mágica. Mas, sem dúvidas, existe uma grande diferença entre uma equipe de vendas de alta performance e uma equipe que apenas “vende”.

Isso não é questão de sorte. É fruto de um trabalho bem estruturado, bem gerenciado e com um posicionamento correto.

Quando todos esses pontos se juntam a um time de altíssima performance, a chance do resultado vir abaixo da meta é mínimo.

Quer entender um pouquinho mais? Continua lendo esse post que a gente te explica! 😉

Pra começar, se você não possui um vendedor que rende 50% mais que a média, não é possível que ele espere crescer 50% a mais que os seus concorrentes, certo?

Então queremos te perguntar uma coisa: o que é um time de alta performance?

Quando falamos de alta performance, estamos nos referindo àquelas que, além de vender pra caramba e alcançar suas metas, também estão lá demonstrando um alto grau de competência, alinhadas com as estratégias e valores da sua empresa.

Com o passar do tempo, alguns vendedores se acomodam (naturalmente) e dedicam-se exclusivamente o tempo à sua base atual de clientes.

Afinal, é muito mais fácil vender para quem você já se tornou próximo da sua marca, né?

Não seja esse cara. Já dizia Hadold Geneen: “no mundo dos negócios, todos são pagos em duas moedas: dinheiro e experiência. Agarre a experiência primeiro, o dinheiro virá depois”.

Ou seja, é extremamente necessário que vendedores sejam treinados, monitorados e incentivados. O resultado vem. Acredite! 😉

Mas ei, lembre-se: as razões da alta performance em vendas são muitas. E isso começa por você, gerente ou responsável pelo setor.

Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas. Peter Drucker

Que tal um treinamento constante da equipe comercial? Uma simples motivação diária ao cumprir metas? Uma especialização do time?

Separamos três dicas que podem clarear a mente da sua equipe! 😉 Check it out:

Não seja o vendedor chato

Uma equipe que apenas vende: sabe aquela ligação que você recebe no meio do dia com um vendedor empurrando um tal produto? É chato, né? Mas ele tá ali… querendo que você compre de qualquer maneira, e nem foi capaz de perguntar o real motivo por estar ali.

Uma equipe de vendas de alta performance: irão provar aos clientes que a empresa é capaz de ajudá-los a resolver seus problemas.

Clientes são a base do negócio

Uma equipe que apenas vende: sua equipe descarta os clientes o suficiente? Hora de rever alguns pontos…

Uma equipe de vendas de alta performance: não perde uma venda sequer. Não deu certo no primeiro contato? Não tem problema. Não será chato empurrando o produto, mas também não irá descartar o possível cliente.

Quem sabe num segundo contato conseguimos construir uma visão mais completa e conjunta com o cliente. 😉

Informação é o poder

Uma equipe que apenas vende: tem as informações em mãos, mas não consegue aproveitá-las a ponto de resolver o problema que o cliente está passando, muito menos ajudá-lo.

Apenas se importa em vender, vender, vender, sem propósito algum.

Uma equipe de vendas de alta performance: quanto mais informações a equipe possuir sobre determinado cliente em potencial, mais fácil de encontrar um caminho para conduzi-lo até o fechamento de uma venda.

Recursos que viabilizam uma melhor performance em vendas

Um vendedor da sua equipe pode muito bem dobrar os resultados simplesmente melhorando uns 5 ou 10% em cada um dos passos da venda. Quer saber como?

Vamos lá… existem diversas ferramentas que ajudam no engajamento de um processo e viabilizam uma melhor performance em uma equipe de vendas.

E aqui, não poderíamos deixar de falar do Bulldesk. 😛

Com uma interface simples, o seu pipeline de vendas estará bem visível e será muito mais fácil definir quais são os estágios da jornada de compra da sua empresa.

Você poderá visualizar em qual estágio cada lead se encontra, ou seja, é possível visualizar todos os seus negócios com mais clareza.

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Tá vendo? É tranquilo visualizar em uma tela só quais são os leads que estão em um estágio mais avançado e quais deles ainda precisam de um outro atendimento para avançar no ciclo de venda.

Todos os negócios poderão ser marcados como ganho ou perdido. Assim fica de boa para a sua equipe, né? 😉

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Através de uma página exclusiva podemos ver todas as informações do seu lead e também registrar atividades, criar negócios ou aplicar automações.

Seus vendedores terão todas as informações necessárias para realizar a venda com uma alta performance e facilidade.

Fora isso, você já sabe, né?

  • Mantenha-se motivado e engajado com o público;
  • Cultive respeito e tenha relacionamentos de longo prazo, antes e depois da compra;
  • Lembre-se que seu cliente é seu melhor amigo: entenda da melhor forma os problemas dele e solucione, se possível;
  • Busque sempre um feedback para futuras melhorias.

Quer saber como vender ainda mais com o Bulldesk? Clica aqui!

Resumindo, quanto um time de alta performance rende a mais de uma equipe que apenas “vende”? Todo time de alta performance rende em média de 30% a 50% a mais (mensalmente) comparando com um time comum.

E aí, vai continuar apenas vendendo ou tendo uma alta performance no seu time? 🙂

Boas vendas!