Inbound Marketing

Passo a passo: tudo que você precisa saber sobre marketing digital

tudo que você precisa saber sobre marketing digital

Marketing digital. Vamos combinar, se você não é o homem das cavernas, vive em 2019 e tem o mínimo de contato com os dias atuais, sim, você já escutou essa palavra. O marketing digital nada mais é que a nova era da publicidade.

Enquanto antigamente você daria tudo para a sua marca estar presente no principal canal aberto de televisão – nem que fosse uma visibilidade mínima de 15 segundos ou quem sabe em um outdoor – hoje, um marketing digital bem feito alcança patamares muito maiores e surte efeitos muito mais positivos, muitas vezes, com um investimento financeiro muito menor.

Você consegue estabelecer com quem você quer falar, quando, como, quantas vezes você quer falar. O marketing digital é o marketing atual, é a comunicação mais eficiente para quem atingir um público segmentado.

E se aquela pessoa não estiver surtindo efeito? NEXT! O mundo online é infinito.

Em um tempo não muito distante, quando você conhecia alguém e tinha um interesse profissional, você dava o seu cartão de visita. Pois bem, hoje, o seu cartão de visita é o seu conteúdo online. As suas redes sociais e o seu marketing bem planejado, fará uma pessoa fechar ou não o negócio com você. Uma marca que não está ativa no mundo digital? Será que é confiável? As pessoas querem ver no que estão investindo o seu dinheiro. E é aí, TCHARÃM! Entramos na importância do marketing digital.

MAS PERA AÍ.

Como ser assertivo? Por onde começar?

Não se desespere, você entra com a dúvida e a gente entra com a solução. (WOW! Palma pausada e bem dramática, sabemos que agora ganhamos você com essa frase impactante, vai).

Bom, voltando ao que interessa.

Hoje vamos apresentar 3 maneiras de como iniciar, atuar e achar o seu público online.

#1 O COMEÇO DE TUDO

Antes de mais nada, você precisa que o seu talvez futuro cliente, que está nas redes sociais, entenda os benefícios e valores que você pode oferecer a ele. Sim, você. Porque você é o melhor na sua área e ao trabalhar bem, você garante o entendimento da sua audiência.

Mas, qual a melhor forma de fazer isso?

#2 É AGORA, JOSÉ?

Bom, você pode e deve mostrar seu produto de uma maneira clara, completa e objetiva. Mas mais que isso: deve apresentar seus atributos, desejos e diferenciais.

Você precisa acertar a sua estratégia de posicionamento, fazendo com que o cliente consiga enxergar que você é a solução que ele precisa.

Então, você precisa saber: o que meu cliente quer? Como eu posso ajudar ele a conquistar esse objetivo?

Existem diversas formas de estudar o seu público, seu mercado e como entregar valor ao seu cliente. A mais básica de todas é fazer um simples Brainstorming com a sua equipe. Com ele é possível superar a forma tradicional de pensar, trazendo ideias inovadoras e melhores soluções para os seus desafios.


Existem diversas formas de estudar o seu público, seu mercado e como entregar valor ao seu cliente. A mais básica de todas é fazer um simples Brainstorming com a sua equipe.

No bom português, tempestade de ideias. Um método comum e muito usado principalmente entre publicitários, mas que pessoas em geral também podem – e devem – praticar para inúmeras atividades, como: determinar causas e soluções para problemas, definir o planejamento de um projeto passo a passo, decidir em qual problema ou oportunidade trabalhar, além de criar novas ideias e alternativas para grandes ou pequenos projetos.

As 6 etapas do brainstorming

  • preparação – definir o objetivo com clareza e pesquisar sobre ele. Entenda bem sobre o que será abordado e foque do começo ao fim no mesmo tema.
  • reunião – um local que estimule a criatividade com pessoas de vários perfis. Sim! Você pode e deve chamar uma galera pra participar. O legal de serem de diferentes áreas é que você escuta diferentes tipos de opiniões, agregando ainda mais  à ideia.
  • chuva de ideias – técnica para gerar o brainstorming! Anote todas as ideias e não se prenda em somente uma, afinal, é importante manter o pensamento em movimento. Deixe que as ideias surjam naturalmente e não insista em somente uma. #FicaDica: sem censura, ok? Não desencoraje alguém do grupo dizendo que a ideia é ruim. Incentive ideias malucas e não as critique, afinal, criticar pode ocasionar um bloqueio criativo, o que não é nada legal em um processo. Até porque…
  • quanto mais melhor – tudo começa com quantidade e não qualidade! Encoraje as pessoas a trazerem todos os tipos de ideias e projetos, já que o propósito de tudo é exatamente a criação do maior número de ideias possíveis.
  • seleção – após terem o momento brainstorming, escolha algumas ideias para continuar desenvolvendo e depois debata e analise as melhores.
  • definição – após peneirar e escolher a grande vencedora – isto é, a melhor opção entre todas as ideias para o projeto – foque nela, trabalhe e alcance seus objetivos.

Viu só? Com o brainstorming é possível superar a forma tradicional de pensar, trazendo ideias inovadoras e melhores soluções para os seus desafios.

#3 EXPECTATIVAS ALINHADAS À REALIDADE

Para vender serviços online, você precisa mostrar que é capaz de entregá-los de forma personalizada. Você terá que mostrar que é capaz de satisfazer as necessidades de quem decidir contratá-lo. Isso é promover um marketing digital de qualidade.

#FicaDica: que tal mostrar os seus cases de sucesso?

Procure incentivar clientes antigos a fornecerem depoimentos sobre suas experiências com o serviço que lhes foi prestado.

Quando você profissionaliza seu marketing de serviços, você mostra que sabe o que está fazendo, e, consequentemente, deixa muito mais claro o que ele pode esperar na entrega, além de aumentar a expectativa, o que é excelente.

Por isso, crie um conteúdo real e que venda bem o seu serviço. Contrate influencers e pessoas influentes no mercado para divulgar o seu serviço, invista na produção de conteúdo em vídeo e imagens, tenha sacadas rápidas, use e abuse do e-mail marketing, enfim, use as redes sociais a seu favor.

E os algoritmos?

Os sites de busca da internet utilizam inúmeros algoritmos, os quais representam um conjunto de regras, raciocínios e procedimentos lógicos que permitem a resolução de problemas complexos (como encontrar os melhores sites para a palavra que você usou na busca). Esses algoritmos são o segredo dos sites de busca, devido à complexidade e constantes mudanças, as empresas dos sites de busca mantém o conjunto de algoritmos desenvolvidos em sigilo absoluto.

E é a partir desses algoritmos que os sites de busca da internet fazem um ranqueamento de todos os sites existentes – através de uma lista, é você quem escolhe qual é o mais interessante de acordo com o termo pesquisado.

Por que um site deve estar bem posicionado nas listas de busca?

Para entender o que é SEO (search engine optimization) – em português, “otimização do mecanismo de busca” – bem como a sua respectiva importância, precisamos em primeiro lugar saber como funcionam os sites de busca da internet (google, bing, yahoo), uma vez que o SEO está intimamente ligado a eles.

De acordo com pesquisas, aproximadamente 75% (setenta e cinco por cento) das pessoas que utilizam a internet não passam da primeira página do resultado de buscas. Por isso é muito importante que um site esteja bem posicionado, e, por consequência, seja visitado.


De acordo com pesquisas, aproximadamente 75% (setenta e cinco por cento) das pessoas que utilizam a internet não passam da primeira página do resultado de buscas.

Para melhorar o ranqueamento de um site, tem-se como necessária a realização de um conjunto de procedimentos e técnicas específicas e constantes que aumentem as qualidades do site e melhorem seu posicionamento, – justamente o que o SEO faz.

Portanto, com a utilização de um sistema como o do SEO – que um site obterá sucesso em melhor ranqueamento, e, por consequência, no maior número de visitações. O SEO trabalha para otimizar as características técnicas que são mais utilizadas pelos sites de busca, como desenvolvimento e melhoramento de conteúdo, keywords (palavras-chave), relações de links, métricas sociais, entre outros atributos técnicos.

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