Marketing Digital

Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo

Como anunciar no Instagram Ads: o passo a passo completo

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram, que pertence ao Facebook, se tornou não apenas uma rede social de compartilhamento de vídeos e imagens, mas também um lugar para fazer negócios.

Graças ao grande número de usuários, que passam horas do dia na plataforma, o Instagram desponta como um espaço interessante para divulgar produtos e serviços. Para tanto, a plataforma começou a disponibilizar a venda de anúncios. Esses anúncios são configurados a partir do Instagram Ads. Mas como é que isso funciona, Bulldesk? Calma que vamos explicar tudo sobre o Instagram Ads: desde aos formatos permitidos até como configurar seu anúncio.

O Instagram Ads

A plataforma para configurar anúncios no Instagram se chama Instagram Ads. Através dela é possível criar e veicular anúncios no feed ou entre os stories da rede social. Eles podem ser vídeos, fotos ou carrossel de fotos/vídeos.

Você quer criar um anúncio com o intuito de gerar visitas ao perfil ou cliques no link? Ou quem sabe gerar conversões ou a instalação de apps? No Instagram Ads, assim como no Google Ads, você configura sua campanha de anúncios de acordo com o propósito da sua ação. Ou seja: qual objetivo você quer atingir.

Por sorte, o Instagram Ads oferece diversas opções que sem dúvidas irão se encaixar em seu plano de anúncios. Além disso, a ferramenta também possui um grande poder de segmentação. Dessa maneira, os anúncios do Instagram possuem um poder de persuasão interessante, quando corretamente segmentados e elaborados.

Se você está buscando reconhecimento de marca, geração de leads ou mais oportunidades de vendas, o Instagram Ads pode te ajudar. Para começar, é preciso ter uma conta no gerenciador de negócios do Facebook. Em seguida, a configuração de anúncios acontece pelo próprio gerenciador de anúncios do Facebook.

Quais as especificações de anúncios do Instagram Ads?

Quais as especificações de anúncios do Instagram Ads?

Antes de mais nada, para criar bons anúncios no Instagram Ads, você precisa conhecer as peculiaridades dos formatos que a ferramenta permite. Com o intuito de facilitar sua vida, listamos algumas características que precisam ser consideradas para que os anúncios gerem um bom resultado:

  • Tamanho e formato da imagem: o mais indicado para anúncios no feed é o quadrado (1080 x 1080 px). Para os stories, a proporção ideal é de 9:16, com 1080 x 1920 px. É importante que o arquivo pese no máximo 30 MB. Para conferir mais detalhes das especificações de tamanho você pode clicar aqui.
  • Texto na imagem: deve representar no máximo 20% da figura. Isto é, o texto não pode ser muito longo nem consumir muito espaço na imagem.  Respeitar o limite é fundamental para não diminuir o alcance da publicação.
  • Duração do vídeo: para o feed, o vídeo pode ter até 120 segundos e pesar 4GB. Para os vídeos de stories, o tempo ideal é de 15 segundos mas pode ir até 60 segundos, de acordo com as ações do usuário. Em ambos os casos, a regra dos 20% de texto também é válida. Quanto a resolução, o Instagram Ads recomenda que sejam upados com a maior resolução possível.
  • Carrossel: é a publicação que pode conter até 10 imagens ou vídeos. O formato mínimo é de 600 x 600 px. Aqui, todas as imagens ou vídeos precisam ser quadrados.
Quais as opções de segmentação do Instagram Ads?

Quais as opções de segmentação do Instagram Ads?

Assim como outras ferramentas de anúncios pagos, o Instagram Ads oferece uma segmentação bastante completa para seus anunciantes. E não seria diferente, pois o grande trunfo dos anúncios em mídias sociais consiste justamente no poder que a segmentação traz. Afinal, nada como divulgar seu anúncio para os usuários que têm exatamente a característica que você deseja, ou seja, o fit perfeito.

Sendo assim, as opções de segmentação do Instagram Ads são as mesmas que o Facebook oferece:

  • Idade
  • Localização geográfica
  • Interesses (música, esportes, tecnologia, por exemplo)
  • Interesses de consumo
  • Gênero
  • Dispositivo e sistemas de acesso
  • Momento de vida
  • Público personalizado (lista de contatos ou quem acessou seu site, por exemplo).

Quero criar meu anúncio: por onde começar?

Bom, antes de mais nada, você precisa de uma conta no Facebook para realizar a criação de anúncios através do Gerenciador de Anúncios do site. Não é preciso ter um perfil no Instagram para criar um anúncio que será veiculado nele.

Entretanto, recomendamos fortemente que você possua uma conta no Instagram! Dessa forma, você aproveita ao máximo sua estratégia de marketing digital. Afinal, nada como uma conta na rede para interagir com seus seguidores!

Com uma conta do Facebook no Gerenciador de Anúncios e um perfil no Instagram, é hora de configurar seu anúncio.

Se você já tem familiaridade com a criação de anúncios para Facebook através do Gerenciador, este processo vai ser tranquilo para você. Isso acontece porque a criação de anúncios do Instagram Ads é bastante semelhante.

Como criar anúncios com o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

  1. Comece acessando o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Depois, clique no botão verde “+ Criar”, no lado esquerdo da tela.
  2. Em seguida, é hora de escolher o objetivo de marketing da sua campanha. O que é mais interessantes para sua estratégia? Reconhecimento, Consideração ou Conversão? Cada objetivo oferece opções específicas de formatos e direcionamentos.

Em Reconhecimento, você pode escolher entre as opções Reconhecimento de Marca e Alcance.

Em Consideração, as opções são: Tráfego, Envolvimento, Instalações do Aplicativo, Visualizações do Vídeo, Geração de Cadastros e Mensagens.

Em Conversão você escolhe entre Conversões, Vendas do Catálogo e Visitas ao Estabelecimento.

3) Após escolher o objetivo da sua campanha, nomeie-a. Assim, a organização dos seus anúncios fica mais intuitiva. De acordo com a escolha, opções surgirão na tela como, por exemplo, a possibilidade de fazer um Teste A/B. Configure o que faz sentido para sua estratégia e clique em “Continuar”.

A segmentação

4) Agora, é hora de nomear o conjunto de anúncios que será criado. Além disso, opções aparecerão nessa tela, de acordo com o objetivo que você escolher. A principal aba desse momento é o “Público”. Afinal, é nesse momento que você irá configurar quem verá seu anúncio.

5) O momento de fazer a segmentação do público a ser atingido com a campanha de anúncios é fundamental. Nesse instante, na aba “Público”, você deve inserir informações de localização, faixa etária, gênero, interesses. A ferramenta te auxilia sugerindo parâmetros que têm a ver com a sua proposta. Por conta disso, vale a pena clicar em “Sugestões”, para conferir o que a plataforma indica.

Já em “Conexões”, você pode incluir públicos que já tenham alguma relação com sua página.

Com tudo devidamente configurado, salve o público e continue. Você pode usar as mesmas definições no futuro.

As configurações técnicas

6) Na sequência, você vai se deparar com a aba “Posicionamentos”. Nesse espaço é que você irá selecionar o Instagram como plataforma de veiculação, por isso clique em Editar Posicionamentos, marque o Instagram e desmarque as opções que envolvem o Facebook (caso contrário, seu anúncio irá também para o Facebook).  

Também é nesse momento que você escolhe os Tipos de Dispositivo (celulares e/ou desktops) e sistemas operacionais móveis (IOS e/ou Android) em que o anúncio será exibido.

7) Finalmente, o momento de definir o orçamento chegou. Em Orçamento e programação, você definirá a duração da campanha, quanto irá gastar e também a forma com que esse valor será contabilizado.

Sendo assim, em Orçamento você pode optar por orçamento diário, onde estabelece quanto será gasto por dia. Caso a escolha seja orçamento vitalício, o valor corresponderá à todo período da campanha.

Quanto maior o orçamento, maior o alcance e o número de cliques diários. O Gerenciador de Anúncios te dá a estimativa na medida em que você vai colocando ou mudando os números.

Em Programação, você pode definir a data de início e término da campanha. Caso queira que seja uma campanha contínua, basta definir apenas a data de início.

8) Por fim, mas não menos importante: configure os dados de pagamento antes de iniciar a campanha. Você pode fazer isso na aba Configurações, clicando em Configurar Pagamento.

A configuração do anúncio

Após definir orçamento e duração da campanha, basta clicar em Continuar para criar o anúncio. Para tanto, você pode escolher entre os 5 formatos de anúncios do Instagram: imagem única, vídeo único, carrossel, apresentação multimídia (indisponível para Stories) e coleção (também indisponível para Stories).

Depois, é hora de carregar os arquivos de imagem ou vídeo do anúncio. Além disso, coloque o texto de apoio do anúncio, assim como  a URL de destino (quando houver). No lado direito da tela, você pode ver uma prévia de como o anúncio será exibido. Confira todas as informações escritas no texto de apoio e na imagem. Garanta que esteja tudo claro e visível para seu público.

Feito isso, você pode clicar em “Avaliar” para revisar mais uma vez toda a configuração do anúncio. Depois, com tudo certo, é só clicar em “Confirmar” e pronto! Seu anúncio irá rodar de acordo com tudo que tiver sido configurado.

Com tudo isso feito, você pode começar a avaliar os resultados e estratégias dos anúncios, pois o Instagram Ads disponibiliza as métricas necessárias para tanto. O potencial dessa forma de publicidade é bastante grande e sem dúvidas pode contribuir muito para a disseminação da sua marca, produto ou serviço.

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