Geração de Leads

Geração de Leads: ela começa pelo seu site!

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A importância da geração de novos leads

Praticamente a grande maioria das empresas precisam encontrar novas oportunidades de negócio para oferecer os seus serviços e produtos.

Uma empresa pode ter diversos clientes fixos, que no marketing é o caso das agências onde um ou mais clientes pagam um determinado valor mensal.

Mas o mais complicado ainda é para empresas que possuem pessoas destinadas especificamente para a área vendas.

Essas pessoas precisam diariamente de novas oportunidades de venda – leads – para que seja possível vender.

E como eu disse anteriormente, encontramos na internet diversas técnicas, metodologias, dicas e sugestões de como você pode gerar mais leads para a sua empresa.

O objetivo não é dizer se o que você encontra por aí funciona, mas sim dizer por onde a geração de leads começa. Vamos lá?

Não importa o que você faz

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Como assim?!
Leia os tópicos abaixo:

  • Anúncios no Facebook
  • Anúncios no Google
  • Inbound Marketing
  • Cold Mailing
  • Produção de conteúdo
  • Gestão de redes sociais
  • Retargeting
  • E-mail Marketing
  • Promoções
  • Materiais ricos
  • AdSense

Você provavelmente na sua empresa trabalha em alguma das áreas acima, tenho 100% de certeza disso.

Pode estar sendo realizado um trabalho maravilho em qualquer uma destas áreas ou até mesmo em todas elas.

Cada uma destas áreas tem um papel fundamental na geração de leads, não é somente uma específica que irá fazer dar certo.

Mas se você não entender porque o segredo está no seu site você não irá conseguir dar início ao processo de geração de leads.

Qual é a importância do seu site para a geração de leads?

O seu site nada mais é do que a sua empresa representada na internet.

Diariamente eu lido com diversos clientes que investem em diversas áreas dos tópicos listados acima, mas na hora que eu entro no site existe muita coisa que precisa ser arrumada.

Não ache que você precise fazer um site novo do zero, mas existem diversas situações que podem ser melhoradas dentro do seu site.

Durante muito tempo a única forma que um cliente entrava em contato via site era em uma página chamada Fale Conosco ou Contato, ou algo do tipo.

Pense comigo, se atualmente você fornece em seu site apenas uma opção de contato, porque você acha que as pessoas irão falar necessariamente por esta única opção?

As pessoas não são iguais e, pela lógica quanto mais opções você fornecer para que os seus visitantes possam entrar em contato, mais leads você irá gerar.

Nós temos diversos cases de sucesso de que apenas integrando o site com o Bulldesk e fornecendo mais pontos de contato, as conversões aumentam drasticamente.

Hoje as coisas são mais dinâmicas, existem uma diversidade enorme de opções que irão fazer com que você possa captar mais leads.

Qual é a importância do seu site para a geração de leads?

O seu site nada mais é do que a sua empresa representada na internet.

Diariamente eu lido com diversos clientes que investem em diversas áreas dos tópicos listados acima, mas na hora que eu entro no site existe muita coisa que precisa ser arrumada.

Não ache que você precise fazer um site novo do zero, mas existem diversas situações que podem ser melhoradas dentro do seu site.

Durante muito tempo a única forma que um cliente entrava em contato via site era em uma página chamada Fale Conosco ou Contato, ou algo do tipo.

Pense comigo, se atualmente você fornece em seu site apenas uma opção de contato, porque você acha que as pessoas irão falar necessariamente por esta única opção?

As pessoas não são iguais e, pela lógica quanto mais opções você fornecer para que os seus visitantes possam entrar em contato, mais leads você irá gerar.

Nós temos diversos cases de sucesso de que apenas integrando o site com o Bulldesk e fornecendo mais pontos de contato, as conversões aumentam drasticamente.

Hoje as coisas são mais dinâmicas, existem uma diversidade enorme de opções que irão fazer com que você possa captar mais leads.

Aumentando os pontos de contato para a geração de leads

Abaixo eu apresento para você algumas coisas que você pode começar a estudar e pensar em implementar no seu site para gerar mais leads.

Inserir mais formulários em seu site

Nós só coletamos leads quando solicitamos informações. Nós só solicitamos informações através de formulários.

Formulários nada mais são do que a junção de diversos campos com perguntas para que as pessoas possam responder e você possa coletar os dados dessas pessoas.

Você pode inserir formulários por diversos motivos, para acessar algum conteúdo privado, para solicitar um orçamento, para cadastrar em uma newsletter e por aí afora.

Você já tem pensado nisso? Quantas opções de captação em seu site você possuí? É apenas o formulário de contato?

Reveja isso o quanto antes.

Reduza as perguntas dos seus formulários

Não faça perguntas desnecessárias e elimine o que não é fundamental.

Se informações como “número de funcionários” ou “CEP” não importam para o seu processo de vendas não pergunte isso. Se você não vai ligar para a pessoa, não pergunte o número do telefone. E por aí vai.

Quanto menos perguntas mais chances o formulário terá de ser preenchido.

Uma empresa reduziu de 11 para 4 campos um determinado formulário e aumentou em 160% a conversão de leads. Faça como eles.

Use e abuse dos CTA’s

Provavelmente se você já trabalha com marketing digital já deve estar familiarizado com esse termo.

Call to action nada mais é do que chamada para ação, ou seja, dar uma instrução de uma ação para determinado visitante.

Apenas cuide para não ser chato e colocar botões em todos os cantos do site.

Na forma mais comum, é um botão com uma combinação de palavras que inspiram uma determinada ação. Algo parecido com isso:

Ou também envolvendo imagens e textos e por fim um botão. Eu não sei enquanto a você, mas vendo o sorriso dessa criança eu tenho vontade de entender um pouco melhor sobre como a “Water for People” funciona:

cta-water-for-the-people
https://www.waterforpeople.org/

Um outro exemplo que poderia ter um CTA melhor explorado é o caso do site abaixo, onde o botão “Adicione o Carrinho” poderia ter um maior destaque:

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https://www.stumptowncoffee.com/

Insira uma ferramenta de Chat

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Muitas pessoas não querem ler o que você escreve, não querem ligar para você ou até mesmo enviar um e-mail.

Se elas não gostam de nenhuma das 3 formas acima é uma opção delas e você tem que respeitar.

É você que se amolda ao mercado e não o mercado que amolda-se a você.

Por isso que uma das sugestões que recomendamos é que você tenha um chat em seu site para atender as pessoas que querem realmente bater um papo rápido ou tirar alguma dúvida de imediato.

Apenas lembre-se que se você colocar um chat não demore para responder, pois se não todo o conceito da ideia vai por água abaixo.

Nós recentemente tivemos uma integração com uma ferramenta de chat chamada Olark. Os resultados para a geração de leads foram surpreendentes!

Outras opções e ideias para aumentar a geração de leads

Existem diversas outras maneiras para você conseguir trabalhar melhor a sua geração de leads.

Podemos falar sobre o design do seu site, responsividade, utilização de pop-ups, criação de landing pages, usabilidade do usuário e diversas outras ideias.

Mas se você começar a trabalhar pelo básico e repensar algumas situações já é um grande começo.

O que o Bulldesk tem a ver com a geração de leads?

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De que você adianta trabalhar para a geração de leads mas não conseguir atendê-los de maneira correta e pessoal? O Bulldesk te ajuda te com isso.

O primeiro passo é integrar todo o seu site, formulários, chat, pop-ups e todos os seus outros pontos de captação com o Bulldesk.

Dessa forma, nós iremos saber com precisão de onde os seus contatos estão vindo, se eles vem via facebook, google, yahoo, instagram ou qualquer outro canal.

Você irá conseguir mensurar qual meio de captação está funcionando melhor e trazendo mais leads para o seu negócio.

Em seguida, através da automação de marketing é possível relacionar-se de maneira personalizada e de acordo com o ponto de conversão do cliente.

Por fim, se esse lead for um possível consumidor, a sua equipe de vendas pode dar início ao processo de venda.