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SEO Split Testing: entenda o que é e como utilizar testes A/B para rankear melhor

Como o termo é recente, você deve estar se perguntando: que diabos é SEO Split Testing, Bulldesk? Mas pode ficar tranquilo que vamos explicar tudinho sobre a aplicação de testes A/B voltados para otimizar o SEO das páginas e rankear melhor nos mecanismos de busca.

Antes de mais nada, é importante relembrarmos o que é um teste A/B, afinal, o SEO Split Testing baseia-se parcialmente neste conceito. Sendo assim, podemos considerar que um teste A/B é um teste comparativo entre duas hipóteses ou opções. 

Essa tática é muito usada no marketing digital para otimizar estratégias a partir do comparativo de métricas relevantes para o que está sendo testado. Apesar de ser comumente aplicado à conteúdos ou e-mail marketing, o teste A/B vem sendo utilizado também para gerar informações que contribuem para um melhor rankeamento de páginas nos mecanismos de busca. 

O que é o SEO Split Testing?

O que é o SEO Split Testing?

A aplicação de testes A/B visando o rankeamento de páginas é o que chamamos de SEO Split Testing. Os testes são usados para comparar variáveis da estratégia e identificar quais abordagens performam melhor. No caso, qual opção permite um melhor rankeamento da sua página em buscadores como o Google. 

Dessa forma, no SEO Split Testing, as variáveis comparadas são relacionadas à estrutura do site. A partir da alteração em fatores que estruturam o site, observa-se qual versão aumenta o tráfego orgânico e, portanto, o rankeamento da página. 

Por que usar o SEO Split Testing?

Ações assertivas são baseadas em dados. Essa é a principal razão para que você aplique o SEO Split Testing em seu site. Tomadas de decisão baseadas em achismos podem prejudicar as conversões e derrubar seu site no rankeamento do Google. Portanto, nada como ter acesso à dados e métricas bem delineados. Dessa forma, você pode escolher qual a melhor versão da sua página baseado em números certeiros. 

Além disso, você consegue ter um maior controle das consequências de mudanças estruturais promovidas no site. Afinal, por mais que você possua uma equipe de excelência, grandes mudanças no site podem derrubá-lo nos resultados de busca. Portanto, nada como testar melhorias e identificar quais funcionam melhor antes de implementar em todo o site. Dessa maneira, você consegue prever e controlar melhor as consequências das melhorias implementadas e, principalmente, evitar catástrofes. 

Por fim, mas não menos importante, temos mais uma razão para você usar o SEO Split Testing: mais tráfego orgânico para o site. Como o SEO Split Testing é aplicado com o intuito de melhorar a experiência do usuário e rankear melhor, seu tráfego orgânico aumenta na medida em que você testa e define a melhor disposição de elementos no site.

Por exemplo: ao testar a inserção de uma imagem logo no primeiro subtítulo, você percebe que o posicionamento da página melhora 12% nos mecanismos de busca. Logo, você passa a aplicar esta estrutura à todo conteúdo do site, aumentando o tráfego do mesmo. 

Mas Bulldesk, como vou mensurar esses testes? Para medir os resultados, contamos com  com uma ferramenta gratuita e confiável lançada pelo Google, o Google Optimize. Ela foi criada justamente para realizar testes A/B, mensurar os seus resultados e otimizar o desempenha das páginas. 

SEO Split Testing com o Google Optimize: o passo a passo

SEO Split Testing com o Google Optimize: o passo a passo

O Google Optimize foi criado com o intuito de promover testes A/B que tivessem como resultado informações importantes para a otimização das páginas. Geralmente, ele é aproveitado para gerar e otimizar métricas como taxa de conversão , tempo médio de visita ou taxa de rejeição. 

Em contrapartida, seu uso para SEO Split Testing também é super válida! Para isso, siga o passo a passo que preparamos pra você.

  1. Antes de mais nada, você precisa criar uma conta no Google Optimize . Caso você já possua uma conta Google, basta acessar com seu login e senha. 
  2. Na sequência, integre sua conta do Google Analytics com o Optimize. Essa integração garante que as informações do Analytics do seu site estarão sincronizadas com os resultados dos testes A/B.

Para isso, você pode clicar na opção “Associar ao Google Analytics” no canto lateral direito da tela. Depois, selecione o botão “Associar propriedade”. Na sequência, você vê uma lista com as propriedades do Google Analytics que estão vinculadas à sua conta. Escolha as que forem referentes ao site que você fará o SEO Split Testing. 

Criando uma experiência

3) Com Analytics e Optimize sincronizados, é hora de criar seu primeiro teste. Para isso, clique em “Criar Experiência” ou em “Vamos lá” (caso seja seu primeiro projeto).

4) Para continuar, é hora de definir o nome da experiência e a URL que será analisada. Se for testar uma página dentro do site, é importante inserir a URL específica e não a home page. Depois, é hora de selecionar o tipo de experiência

5) Para escolher o tipo de experiência, é importante conhecer as opções que o Google Optimize disponibiliza. Vamos lá:

  • Testes A/B: permite a comparação com apenas uma variável. Ou seja: você quer testar a mudança de posicionamento de um banner (uma única variável)? É o teste A/B que você escolherá.
  • Testes Multivariáveis: nesta perspectiva, é possível analisar e comparar diferentes elementos variáveis. Por exemplo: é interessante para a página analisar o desempenho de uma mudança de imagem e a inserção de um título H2? Então a opção ideal é esta.
  • Testes de Redirecionamento: nesse teste, comparamos o desempenho de páginas completamente diferentes, do conteúdo ao design.

Tendo isso tudo em vista, escolha a opção que mais se enquadra no SEO Split Testing que você está criando. 

Definindo as variáveis

6) Depois, é hora de definir a variável testada. Para isso, insira a página modificada ao clicar em “Adicionar Variante”. Não se esqueça de nomear a página de teste com o elemento que a difere! Por exemplo: se a diferença entre as páginas será a inserção de títulos, você pode nomear a variável como “Página com títulos”. 

7) Com a variável definida, clique em “Editar” e instale a extensão do Optimize para o Google Chrome. Dessa forma, você consegue modificar o site e gerar a página que está sendo testada.

8) Na sequência, o Optimize abre a página teste e permite que você insira as modificações definidas. O processo é intuitivo, portanto, explore as funcionalidades da plataforma.

9) Com as alterações feitas, preencha o campo “Objetivo” com a métrica que definirá se a variante é mais ou menos eficiente do que a página original. Nessa etapa, você escolhe entre uma lista disponibilizada pelo próprio Google.

10) Finalmente, é hora de começar o experimento! Coloque-o no ar para que os dados comecem a ser coletados. Para tanto, clique em “Iniciar” (para começar imediatamente) ou agende o horário de início. 

Analisando dados

11) Depois que o experimento rodar por um tempo suficiente para coletar informações relevantes, é a hora de analisar os dados. Essas informações dirão se sua hipótese estava certa ou não e, principalmente, orientarão a tomada de decisão do SEO Split Testing.

E aí, já está pronto para otimizar seu site e bombar no tráfego? Tente colocar o SEO Split Testing em prática e conta pra gente. 

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