Funil de Vendas Inbound Marketing

Inbound Marketing: tudo o que você precisa saber antes de começar

Desde que surgiu, a estratégia de Inbound Marketing quebrou paradigmas e transformou a maneira como nos comunicamos com os potenciais clientes e efetuamos as vendas. Isso porque, esse modelo de comunicação relativamente novo, propôs o oposto daquilo que até então conhecíamos como marketing.

Desta forma, surgiu o que podemos chamar de Marketing de Atração. Ao contrário daquilo que os meios tradicionais de Outbound costumam fazer, com propagação unilateral de conteúdo; no Inbound Marketing, o cliente é quem se interessa por interagir, receber informações e procurar você para comprar determinado produto ou serviço.

Seria esse um sonho, senhoras e senhores? Não! Apenas uma estratégia que, se bem aplicada, poderá funcionar exponencialmente. Portanto, ao longo deste artigo abordaremos alguns aspectos sobre o Inbound Marketing, como:

  • O que é e quais são seus objetivos?
  • Inbound e Outbound: diferenças
  • Como o Marketing de Atração funciona?
  • Quais são os benefícios da estratégia de Inbound Marketing?

Pronto? Então, vamos começar! Antes de tudo, certifique-se de que está confortável para ler esse artigo e concentre-se, pois, sem dúvidas, o Marketing de Atração é uma das estratégias mais eficazes do mercado hoje e você PRECISA entender como ela pode ajudar o seu negócio.

O que é e quais são os objetivos do Inbound Marketing?

O Inbound Marketing, ou em tradução para o português, Marketing de Atração é uma estratégia que visa despertar o interesse do público através de CONTEÚDO, interação em sites, blogs, e-mail e mídias sociais; além de fazer uso dos recursos de SEO.

Desta forma, possibilita estabelecer uma comunicação aberta com seu público, criando um relacionamento com a marca.

A máxima do Inbound Marketing é levar a mensagem certa, para a pessoa certa no momento em que ela precisa. E, assim, manter um relacionamento de engajamento, até
o momento em que a pessoa esteja madura suficiente para tomar a decisão de compra.

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Inbound e Outbound: diferenças

Diferente da estratégia de atração, proposta no Inbound Marketing, em que o potencial cliente, após alguns níveis de interação com o conteúdo de um determinado negócio, decide pela compra; o Outbound apresenta uma comunicação UNILATERAL.

No Outbound Marketing a estratégia é a oferta direta, ou seja, o anúncio de um produto ou serviço sem prévia autorização e que não prevê nenhum engajamento.

Este método de marketing é há muito conhecido por todos nós, já que vem sendo praticado pelas grandes corporações através de anúncios em jornais, revistas e televisão antes mesmo do Inbound Marketing ser cogitado como uma estratégia eficiente.

Neste caso, a marca fala e o potencial cliente ouve, assiste à mensagem de venda. Não há como no Inbound Marketing, o que chamamos de experiência de compra, já que a tática pressupõe interrupção constante com propagandas de venda.

Além disso, o outbound não se preocupa com a educação de seu público, nem em oferecer materiais de valor para engajamento, ou download.

Como o Marketing de Atração funciona?

Antes de tudo e pensando de forma diferente do Outbound disposto acima, o Inbound Marketing requer a atração do público certo.

Se lembra da máxima: “levar a mensagem certa, para a pessoa certa no momento em que ela precisa”? Pois bem, esta é a primeira lição que você deve ter em mente sempre.

Agora, chegou a hora de visualizar dentro do funil tradicional de vendas, onde as estratégias de Inbound Marketing são colocadas e como devem ser usadas.

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VISITANTES – ATRAÇÃO:

Na primeira etapa do funil de vendas, estão os VISITANTES, isto é, o seu tráfego. Nesta etapa, a sua preocupação é ATRAÍ-LOS. Mas como fazer isso?

A resposta é, sem dúvidas, CONTEÚDO DE VALOR. Esse mesmo conteúdo será capaz de atrair somente tráfego qualificado, àqueles que de fato são potenciais clientes.

A atração pode ser feita através de múltiplos canais, como:

Site: onde é possível propagar diretamente o seu produto ou serviço;
Canais de produção de conteúdo, como blogs.
Mídias Sociais: local apropriado para difundir seu conteúdo, criar engajamento e fortalecer a marca
Aplicação de SEO para garantir uma boa indexação no Google e ser encontrado em pesquisas orgânicas

LEADS – CONVERSÃO:

Na segunda etapa do funil de vendas, os seus visitantes devem se tornar LEADS, isto significa CONVERTÊ-LOS.

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Após usar as estratégias de CONTEÚDO para atraí-los, agora é preciso chamá-los para a ação, o que significa utilizar CTA’s capazes de despertar o interesse em converter.

Supondo que o seu visitante tenha lido uma série de artigos que provocou nele grande interesse e, além deles, você ainda ofereceu o download de um ebook com conteúdo ainda mais aprofundado daquele tema, concorda que as chances de ele querer baixar o ebook são grandes?

Então, nesse momento, você só precisa das ferramentas adequadas, como:

  • CTA’s: botões de ação claros e bem posicionados;
  • Landing Pages atrativas para conversão e com formulários adequados.

E voilá! Leads convertidos com sucesso.

OPORTUNIDADE – VENDA

Na terceira etapa, sua preocupação deve ser a qualificação dos leads, para que eles, finalmente, sejam convertidos em clientes; é aqui que ocorre a VENDA de fato.

Para as vendas, é possível realizar ligações, reuniões e até o envio de e-mails PERSONALIZADOS. Mas antes disso, pressupõe-se que o LEAD já havia sido nutrido e, desta forma, alcançado uma boa pontuação no LEAD SCORING. À vista disso a ferramenta de AUTOMAÇÃO DE MARKETING se faz substancial à aplicação de Inbound Marketing.

CLIENTES – ENCANTAMENTO

A partir deste momento, você deve se atentar ao pós-venda. Um acompanhamento de sucesso pode transformar o seu cliente em um promotor da sua marca. Por isso, é muito importante manter um relacionamento ativo com ele, com comunicações contínuas, além de oferecer conteúdo exclusivo e fazê-lo sentir especial, esta é a fase do ENCANTAMENTO.

Para tal, também é possível utilizar estratégias como um setor de sua empresa voltado somente a acompanhar o progresso do cliente, é o que no marketing chamamos de CUSTOMER SUCCESS, garantindo que ele continue satisfeito com a compra e possa recomendar a sua empresa para o grupo de pares dele.

Quais são os benefícios da estratégia de Inbound Marketing?

As vantagens comprovadas de se adotar uma estratégia de Inbound Marketing adequadas são muitas, mas podemos dizer que FALAR COM O PÚBLICO CERTO e o que torna as outras ainda mais assertivas.

Portanto, listamos aqui os seguintes benefícios da adoção correta de uma estratégia de Inbound Marketing?

  • Alcance do público certo;
  • Fortalecimento da marca;
  • Ganho de autoridade;
  • Estabelecer conexão com seu público;
  • Ser encontrado e lembrado;
  • Diminuir custos com Outbound;
  • Aumento do ticket através de uma base qualificada e educada de leads.

Podemos aqui citar muitos outros benefícios, mas você ainda vamos tratar disso mais profundamente nos próximos artigos, MOSTRANDO como usar uma estratégia de Inbound Marketing em seu negócio hoje mesmo.